Num artigo publicado no último número de Antiquity revela-se a complexidade das praticas bandeiras da cultura de Cucuteni-Tripolye. O estudo analisa os restos faunístico do conhecido mega-site ucraniano de Maidanetske, e em base aos restos de isótopos estáveis, identificava uma varias práticas de pastoreio e a sua possível relação com a estrutura social e espacial dos assentamentos de esta cultura.
Maidanetske como outro assentamento da Cultura de Tripilia reflecte padrões de utilização dos animais que indicam uma explotação intensiva do gado como produtor de carne e leite, assim como instrumento de tração como indicam as patologias documentadas relacionadas com este tipo de atividade. Igualmente o gado também cumpria um papel relevante no mundo simbólico e social do tripilianos, sendo representado em figurinhas ceramicas, ou servido de oferenda funerária, como evidencia a presença de crânio colocados em sepulturas de Cucuteni-Tripolye, ou também como parte de banquetes cerimoniais como indicaria algum deposito intencional de restos de bovídeos.
O recente estudo proporciona novos dados sobre esta importância do gado em esta cultura neolítica Por um lado a proporção baixa de isótopos de carbono nos ossos tanto de caprinos como bovídeos indicam que estes se alimentavam em zonas abertas e não em florestas densas (o qual suporia uma maior acumulação de carbono no organismo), pelo que junto como o registo botânico amostra um processo de desflorestação para criar pastagem e vinculado a isto uma explotaçáo de tipo extensivo
Em esta desflorestação de zonas boscosa influíam assim além da ganadaria também a ampla explotaçáo agrícola do solo, e usos secundários das árvores para a construção de cabanas do assentamento e como combustível. O qual encaixa também com a localização dos assentamentos de Tripilya em zonas vinculadas as chairas aluviais dos rios da região. Embora um segundo cumulo de evidencias tanto no procedentes dos registos de isótopos de nitrogénio amostram que junto a este padrão ganadeiro existia outra forma de explotaçáo intensiva em pastagem que recebiam aportes de este elemento através do estrumo. Trabalhos anteriores demonstraram que rebanhos de ovinos que pastam intensamente como parte de grandes rebanhos multiespécies em pastagens espacialmente restritas.
chaira aluvial a beira do rio Dnieper, Ucrania
Os dados aportados por o artigo por tanto mostram a complexidade das técnicas de manejo e explotaçáo do meio da cultura tripiliana durante a sua fase de maior esplendor, com um sistema mixto de ganadaria que combina a pastagem extensiva em zonas abertas junto com pastagem intensiva em áreas limitadas, lotes de térreo acoutados, e submetidas intencionalmente a processos de fertilização.
O artigo se debruça também sobre as consequências que isto pode ter para entender as dinâmicas sociais e intercomunitárias, pranteando como a necessidade de espaços amplos para a gandaria extensiva e o limitado espaço entre os assentamentos tripilianos, sugere com muita probabilidade o estabelecimento de relações entre estas comunidades para gestionar o passo dos animais e os direitos de pastagem nos territórios de um e outra coumunidade.
".. exigiu negociações intracomunitárias para
garantir o acesso a pastagens de alta qualidade para animais valiosos, como as
vacas leiteiras, sugerindo que as pastagens também podem ter desempenhado
funções socialmente integradoras."
Algo que os afeiçoados a etnografia que tenham lido e estudado sobre os mecanismo de transumância e transterminância soara lhes resultara muito familiar. Igualmente as altas densidades humanas dos macro-assentamentos da cultura de Tripillya da que Maidanetske e um dos exemplos mais visíveis e evidentes junto com alguns elementos da e organização planimétrica (como o agrupamento em bairros das casas) ou da arquitetura como a a presença de grande edifícios interpretados por Hofmann como casas comunais para atividade rituais e de agregação (assembleaias, cerimonias, banquetes)
reconstrução de uma "macro-estrutura" ou "casa comunal" da cultura de Cucuteni-Tripolye
Tudo isto sugerem igualmente o celebre ethos comunitário estaria conectado com a explotaçáo de tipo comunal do gado. Novamente aqui o exemplo etnográfico sugere analogias muito pertinente como sucede com o caso dos sistemas bem conhecidos de manejo comunal do gado de todo assentamento.Sistemas como a vezeira conhecidos por estudos como o de Jorge Dias pelo qual que obrigava por turno a cada um dos vizinhos a fazer de pastor do rebanho comunal formado pela acumulação das reses de todos os membros da comunidade, ou os sistema de pastoreio estacionai como as conhecidas "alçadas" asturianas ou de branda -inverneira do contexto português e galego, em que uma parte da população tem um ritmo de vida itinerante entres lugares de pastoreio estacional no entanto outra parte da população queda fixada a um assentamentos permanente.
Um terceiro grupo de animais estudado no artigo é o caso dos porcos. Em este sentido a proporção alta de nitrogénio no gado porcino mostra que ao contrário do que sucede em assentamentos neolíticos do VI Milénio os porcos de Maidaneske não se alimentavam em semiliberdade controlada em zona de floresta senão que eram submetidos a uma cria intensiva ao igual que parte dos bovídeos e ovicaprideos. De facto as elevadas submetidos de este elemento sugerem que ocasionalmente os porcos poderiam pastariam nos campos após a recolhida da colheita e sobre tudo se alimentariam dos excedentes e refugalhos da alimentação humana.
Temos assim em conjunto um sistema económico complexo que combina uma economia muito produtiva capaz de manter um< população muito densa as que encaixa o abjetivo de proto-urbano, ou segundo Chapman mesmo com a denominação de "urbanismo de baixa densidade"; com 3 estratégias de ganadaria evolucionadas diferenciadas que incluem duas formas complementarias (intensiva-extensiva) para bovídeos e ovicaprídeos e uma forma menos móvel para a cria do porcino.
reconstrução do macro-sitio proto-urbano de Tripolye de Maidanetske
Um sistema sistema tremendamente complexo capaz de gestionar o médio e as relações em um território amplo, ao mesmo tempo que paralelamente no Oriente Próximo se da a evolução ao urbanismo, mas que ao contrario que em este caso mantêm um forte peso do formas de vida e uma ideologia profundamente comunitária, que evita ou ao menos ladearia os efeitos da desigualdade social.
Artigo
Makarewicz, C., Hofmann, R., Videiko, M., & Müller, J. (2022). "Community negotiation and pasture partitioning at the Trypillia settlement of Maidanetske" Antiquity Nº 96/388 pp. 831-847. DOI:10.15184/aqy.2022.32
Bibliografia complementaria:
Dias, J. (1981): Rio de Onor: Comunitarismo agro-pastoril. Presença. Lisboa.
Dias, J. (1983): Vilarinho da Furna, Uma Aldeia comunitária. Imprensa Nacional Casa da Moeda. Lisboa.
Chapman, J., Michail Yu. M., Bisserka, V., Gaydarska, N. & Burdo, D. (2014): "Architectural differentiation on a Trypillia mega-site: preliminary report on the excavation of a mega-structure at Nebelivka, Ukraine" Journal of Neolithic Archaeology Nº 16 pp. 135-156 DOI: 10.12766/jna.2014.4
Gaydarska, b., Nebbia, M. & Chapman, J. (2020) Trypillia Megasites in Context: Independent Urban. Development in Chalcolithic Eastern Europe" Cambridge Archaeological Journal, 30/1 pp. 97-121. DOI: 10.1017/S0959774319000301
Hofmann, R.; ,Müller, J., Shatilo, L.,et alii (2019): "Governing Tripolye: Integrative architecture in Tripolye settlements" PLoS ONE Nº 14/9: e0222243 DOI: 10.1371/journal.pone.0222243
Sem comentários:
Enviar um comentário