Handbook of Classics, Colonialism, & Postcolonial Theory
Blouin, K. & Akrigg, B. (2024): The Routledge Handbook of Classics, Colonialism, and Postcolonial Theory. Routledge. Londres. ISBN: 9781003096016 DOI: 10.4324/9781003096016
Sinopse
Este manual explora as formas como as histórias do colonialismo e o pensamento e a teoria pós-colonial lançam luz sobre a nossa compreensão do antigo mundo mediterrânico e da disciplina dos clássicos, utilizando um vasto conjunto de estudos de caso e fornecendo caminhos para futuras pesquisas e discussões.
Reúne capítulos de uma ampla, internacional e interseccional gama de estudiosos provenientes de uma variedade de origens e perspetivas subdisciplinares, e de todo o âmbito cronológico e geográfico dos Clássicos.
Os capítulos cobrem o estado da investigação atual sobre as antigas histórias do Mediterrâneo e do Sul, Central e Oeste da Ásia. Fornecem estudos de caso para ilustrar como o pensamento pós-colonial já iluminou a nossa compreensão do antigo mundo mediterrânico e mais além, bem como o seu potencial para o futuro.
Os capítulos oferecem também oportunidades para a reflexão sobre o estado atual da disciplina. Uma introdução feita pelos editores do volume oferece um levantamento do desenvolvimento da teoria pós-colonial, a sua relação com outros corpos teóricos e as suas ligações com os clássicos. Perto do final do livro, três estudiosos com diferentes perspetivas profissionais e disciplinares fornecem breves reflexões sobre os temas do volume e as direções de investigação futura.
O volume oferece uma impressionante coleção de pesquisas e reflexões atuais sobre o tema para estudantes e académicos em estudos clássicos entendidos no seu sentido mais amplo, bem como em disciplinas relacionadas, como Arqueologia, História Antiga, História Imperial. Para todos os interessados na antiguidade clássica, proporciona uma introdução envolvente a um corpo de pensamento e teoria potencialmente desconcertante, mas, em última análise, vital e enriquecedor.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Handbook of Classics, Colonialism
Sem comentários:
Enviar um comentário