quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Classicismo, Colonialismo e Teoria Postcolonial

 Handbook of Classics, Colonialism, & Postcolonial Theory

Blouin,  K.  & Akrigg, B. (2024): The Routledge Handbook of Classics, Colonialism, and Postcolonial Theory. Routledge. Londres. ISBN: 9781003096016  DOI: 10.4324/9781003096016

Sinopse   
Este manual explora as formas como as histórias do colonialismo e o pensamento e a teoria pós-colonial lançam luz sobre a nossa compreensão do antigo mundo mediterrânico e da disciplina dos clássicos, utilizando um vasto conjunto de estudos de caso e fornecendo caminhos para futuras pesquisas e discussões.




Reúne capítulos de uma ampla, internacional e interseccional gama de estudiosos provenientes de uma variedade de origens e perspetivas subdisciplinares, e de todo o âmbito cronológico e geográfico dos Clássicos. 





Os capítulos cobrem o estado da investigação atual sobre as antigas histórias do Mediterrâneo e do Sul, Central e Oeste da Ásia. Fornecem estudos de caso para ilustrar como o pensamento pós-colonial já iluminou a nossa compreensão do antigo mundo mediterrânico e mais além, bem como o seu potencial para o futuro. 






Os capítulos oferecem também oportunidades para a reflexão sobre o estado atual da disciplina. Uma introdução feita pelos editores do volume oferece um levantamento do desenvolvimento da teoria pós-colonial, a sua relação com outros corpos teóricos e as suas ligações com os clássicos. Perto do final do livro, três estudiosos com diferentes perspetivas profissionais e disciplinares fornecem breves reflexões sobre os temas do volume e as direções de investigação futura.





O volume oferece uma impressionante coleção de pesquisas e reflexões atuais sobre o tema para estudantes e académicos em estudos clássicos entendidos no seu sentido mais amplo, bem como em disciplinas relacionadas, como Arqueologia, História Antiga, História Imperial. Para todos os interessados ​​na antiguidade clássica, proporciona uma introdução envolvente a um corpo de pensamento e teoria potencialmente desconcertante, mas, em última análise, vital e enriquecedor.

INDEX


+INFO sobre o livro em: Handbook of Classics, Colonialism

Sem comentários:

Enviar um comentário