quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Machados e Metalurgia no Sudeste de Europa

Copper Shaft-Hole Axes and Early Metallurgy in South-Eastern Europe

Heed, J. (2014): Copper Shaft-Hole Axes and Early Metallurgy in South-Eastern Europe: An Integrated Approach. Archaeopress. Oxford. ISBN: 9781905739837

Sinopse  
Embora os machados de cobre com furo central do eixo do sudeste da Europa tenham uma longa história de pesquisa, eles não foram estudados numa base transnacional desde a década de 1960. O que também tem faltado é tentar usar o máximo de métodos possível para entender melhor a sua produção, uso e contexto. 




Um banco de dados foi compilado para encontrar respostas a perguntas sobre padrões de distribuição, contexto, fragmentação e deformação. Aspetos da produção foram considerados por meio de arqueologia experimental, análise metalográfica e um machado em branco redescoberto com furo de eixo faltando. A tipologia foi reavaliada e modificada para garantir a comparabilidade entre as fronteiras nacionais modernas. 




A integração dessas abordagens produziu alguns resultados interessantes. A grande variabilidade na forma mostra claramente que uma variedade de técnicas de produção foram usadas, mas é difícil relacioná-las a áreas geográficas específicas. Na verdade, a tipologia, bem como a prática de marcação dos machados, indicam que as "culturas" arqueológicas tradicionais raramente correspondem aos tipos de machados e práticas de marcação. 




Em vez disso, havia diferentes esferas de influência, algumas mais localizadas e outras muito maiores do que tradições cerâmicas específicas. Esses diferentes níveis de pertença mostram que foi um período de padrões e interações culturais complexas. Os machados faziam parte dessas redes da vida diária em muitos níveis diferentes, do utilitário à colocação ritualizada em contextos de sepultamento.
   

INDEX


+INFO sobre o livro em: Copper Shaft-Hole Axes

Sem comentários:

Enviar um comentário