sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Arqueologia das Migrações

Negotiating Migrations

Hofmann, D, Frieman, C.J., Furholt, M.M., Stefan Burmeister, S., Johannsen, N.N. (2024): Negotiating Migrations. The Archaeology and Politics of Mobility. Debates in Archaeology. Bloomsbury. ISBN: 9781350427662  DOI: 10.5040/9781350427693

Sinopse  
Como espécie, sempre fomos móveis e a migração era uma característica habitual da vida pré-histórica. Este volume de acesso aberto utiliza estudos de caso arqueológicos principalmente do Neolítico Europeu, mas também do Pacífico, do Sudoeste dos EUA, do Período de Migração medieval e dos históricos Grandes Lagos, para discutir como o foco nas relações interpessoais de pequena escala -em as lutas pelo poder, as negociações e as escolhas que as pessoas fazem nos ambientes quotidianos- podem ajudar-nos a compreender os eventos migratórios na arqueologia. 





Embora muitos estudos arqueológicos, utilizando isótopos e ADN Antigo, se concentrem nas migrações como fenómenos de grande escala e respostas a crises, este livro oferece uma nova abordagem, explorando como a mudança foi incorporada na prática social.





Este livro oferece uma nova reinterpretação de como os aspetos políticos da migração moldaram o mundo das pessoas do passado, na Europa e fora dela, com base em evidências arqueológicas, históricas, linguísticas e de ADN Antigo. 





Em geral, a conclusão é que uma abordagem ascendente pode nos ajudar a compreender a migração no passado em diversas escalas, em muitas regiões diferentes do mundo.
  

INDEX

Introduction: Archaeology and Migration

1. Why a Politics of Migration?

2. Migration at the Large Scale

3. The Middle Distance: Migrations within Regions

4. Mobile People: Interactions at the Small Scale

5. Re-orienting Migration Studies in Archaeology

Conclusions

References

Index


Ir ao livro em:  Negotiating Migrations

Sem comentários:

Enviar um comentário