Werewolves in Old Norse-Icelandic Literature
Su, M. (2023): Werewolves in Old Norse-Icelandic Literature. Between the Monster and the Man. Brepols. Turnhout. ISBN: 978-2-503-59600-6 DOI: 10.1484/M.BBL-EB.5.124922
Sinopse
No cerne de qualquer história de metamorfose está a questão da identidade, e os contos do lobisomem (lit. 'homem-lobo') são tanto sobre o lobo quanto sobre o homem. Quais são os constituintes do humano em geral?
Que significado simbólico eles têm? Como eles diferem para diferentes tipos de humanos? Como isso afetaria o indivíduo se um ou mais desses elementos fossem subtraídos?. Com foco num grupo de narrativas de lobisomens nórdicos antigos-islandeses, muitas das quais até agora foram pouco estudadas, este livro perspicaz se propõe a responder a essas perguntas explorando como esses textos entenderam e conceituaram o que significa ser humano.
No centro desta investigação estão cinco fatores-chave para a existência do lobisomem -pele, vestimenta, comida, paisagem e propósito- e estes são examinados de forma inovadora por meio de uma abordagem interdisciplinar que cuidadosamente separa a interação entre duas polarizações: a externa e social, e a interna e psicológica.
Por meio dessa abordagem, o volume apresenta um novo olhar abrangente sobre o lobisomem não apenas como uma criatura sobrenatural e um motivo literário, mas também como uma metáfora que afeta a relação entre humano e não humano, entre o Eu e o Outro, e que é capaz de situar os textos nórdicos antigos num discurso intelectual mais amplo que se estende além da Islândia e da Noruega medievais.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Werewolfes in Old Norse Literature
Sem comentários:
Enviar um comentário