Thermalism in the Roman Provinces
González Soutelo, S. (2024): Thermalism in the Roman Provinces. The Role of Medicinal Mineral Waters across the Empire. Archaeopress. Oxford. ISBN: 9781803277752 DOI: 10.32028/9781803277752
Sinopse
Os estabelecimentos termais com águas mineromedicinais representam um caso especial entre os edifícios termais romanos, não só pela adaptação do espaço ao uso dessas águas para fins sanitários, mas também pelas infraestruturas e engenharias que desenvolveram, bem como pela sua função na paisagem.
O termalismo nas províncias romanas é focado no papel dos estabelecimentos termais com águas mineromedicinais nos diferentes territórios do Império Romano, incluindo sua simbiose com a paisagem, bem como as maneiras pelas quais sua construção foi adaptada para dar maior conforto àqueles que vinham aproveitar suas propriedades curativas.
Mas qual era o papel que esses locais cumpriam em cada província? Por que tanto esforço foi investido na construção desses complexos termais no período romano? Quais elementos podem nos informar sobre as singularidades de sua construção na adaptação às características dessas águas?
Essas e outras questões são analisadas por meio de diferentes sítios termais, com foco particular nas origens do termalismo nos tempos romanos. A monografia visa aprofundar nossa compreensão dos primórdios dessas práticas, apresentar novos dados e promover o conhecimento de uma herança arqueológica e cultural extremamente frágil como parte da história e do desenvolvimento de regiões em todo o Mediterrâneo.
INDEX
Descarregar o livro em: Thermalism in the Roman Provinces
Sem comentários:
Enviar um comentário