Amber for Artemis
Naso, A. (ed.) (2024): Amber for Artemis. Amber Finds from the Artemision at Ephesos. Forschungen in Ephesos Vol. 12,7. ÖAW. Viena. ISBN: 978-3-7001-9282-4
Sinopse
Durante as escavações britânicas e austríacas no Artemision em Éfeso, foram encontrados quase 700 objetos de âmbar, a maioria no centro do santuário. Durante a reconstrução do primeiro Templo de Ártemis (Naos 1), um templo foi construído por volta de 650 a 640 AC.
Um tesouro consagrado no século I A.C foi depositado como sacrifício de construção, que, entre outros itens valiosos, também continha joias de ouro e âmbar. O âmbar de Artemision representa o maior complexo de descobertas deste material em todo o Mediterrâneo oriental e inclui figuras esculpidas, contas, pingentes, incrustações e cabeças de alfinetes, mas também âmbar em bruto. As formas e tipos dos objetos individuais encontram paralelos mais próximos, especialmente na Itália, onde o âmbar do Báltico é comercializado desde a Idade do Bronze.
Estudos arqueométricos mostram que as descobertas de Éfeso também foram feitas a partir de matéria-prima do Báltico. Muitos itens semelhantes no tesouro indicam que uma magnífica joia também foi depositada ali. Este parece ter sido um cinto largo oferecido à deusa Ártemis em seu papel de protetora das mulheres que davam à luz.
Com base no cinturão, identifica-se uma ligação com o sul da Itália, onde a colónia de Siris se oferece como corretora de joias de âmbar do tipo oinótrico. Se observarmos todas as formas encontradas em Artemisão, é possível identificar uma oficina do santuário que remonta ao século VII A.C e fabricava joias de âmbar.
INDEX
Descarregar o livro em: Amber for Artemis
Sem comentários:
Enviar um comentário