Situating Eurasia in Antiquity
Meyer, C. (2024): Situating Eurasia in Antiquity: Nomadic Material Culture in the First Millennium BCE. Arts. MDPI Basileia. ISBN: 978-3-7258-1933-1 DOI: 10.3390/books978-3-7258-1934-8
Sinopse
As culturas e sociedades da antiga Eurásia raramente recebem destaque por si só. Muitas vezes, a região é tratada como uma encruzilhada de bens e ideias originárias dos estados sedentários ao sul da estepe. Em muitos aspetos, a marginalização da Eurásia como um motor da história remonta às tradições literárias escritas por forasteiros sedentários que descreviam os diversos habitantes da estepe como nómades bárbaros estereotipados, sem as principais conquistas da civilização baseada na cidade. A seguinte edição especial da Arts visa reavaliar a dinâmica cultural da antiga Eurásia explorando práticas materiais, rituais e quotidianas além do escopo da representação literária.
As contribuições são estruturadas em torno de estudos de caso com foco nos legados arqueológicos e artísticos distintos da estepe eurasiana no primeiro milénio a.C., desde os túmulos de permafrost das montanhas Altai até os kurgans e sítios de fortalezas de colina da região norte do Mar Negro. Lidando com novas descobertas interessantes, bem como com dados legados.
“Situando a Eurásia na Antiguidade” desenvolve uma estrutura que destaca as variadas formas de organização na região, recorrendo a evidências de mobilidade e interação e ao papel gerador da cultura material na formação das relações sociais.
INDEX
Descarregar o livro em: Situating Eurasia in Antiquity
Sem comentários:
Enviar um comentário