Infrastructure in Archaeological Discourse
Ellis, M.G., De Santo, C.M. & Howey, M. C.L. (2024): Infrastructure in Archaeological Discourse. Framing Society in the Past. Routledge. Londres e Nova York. ISBN: 978-1-032-67843-6 DOI: 10.4324/9781032678450
Sinopse
Este volume expande as perspetivas sobre as infraestruturas que estão enraizadas no discurso arqueológico e nas evidências materiais. Os capítulos desta compilação representam ideias novas e emergentes dentro da arqueologia sobre o que são as infraestruturas?, como se podem materializar e como impactam e refletem o comportamento humano, a organização social e a identidade no passado e no presente.
Os três objetivos centrais do volume incluem: (1) expandir a definição de infraestruturas utilizando estruturas arqueológicas e evidências de uma vasta gama de contextos sociais, históricos e geográficos; (2) explorar como as novas perspetivas arqueológicas sobre as infraestruturas podem ajudar a responder a questões antropológicas relativas à organização social, à colaboração de grupo e ao consenso e negociação comunitária; e (3) examinar as implicações mais vastas de um envolvimento arqueológico com as infraestruturas e os contributos para os estudos infraestruturais contemporâneos.
Os capítulos exploram aspetos importantes das infraestruturas, incluindo a sua relacionalidade, escala, história e relevância, e fornecem estudos de caso arqueológicos que examinam as repercussões sociais da infraestrutura e as diversas formas como ela se materializou no passado. Esta compilação expande, em última análise, o discurso da infraestrutura na arqueologia e nas ciências sociais de uma forma mais ampla.
Os cientistas sociais podem recorrer a este volume para obter novass perspetiva arqueologicamente informadas sobre infraestruturas relevantes para o estudo do comportamento humano passado e atual.
INDEX
Sem comentários:
Enviar um comentário