CLASSICAL CONTROVERSIES
Beerden, K. & Epping, T. (2022): Classical Controversies_Reception of Graeco-Roman Antiquity in Twenty-First Century. Sidestone Press. Leiden. ISBN: 9789464270365
Sinopse
As recepções modernas da Antiguidade greco-romana são importantes marcadores ideológicos das maneiras como imaginamos as nossas próprias sociedades do século XXI. Um tópico urgente de estudo é: que tipos de narrativas — às vezes controversas — sobre a Antiguidade as pessoas criam para si mesmas neste momento, e por quais razões?
Este volume visa mostrar uma série de exemplos ilustrativos e, assim, fornecer uma compreensão mais profunda da recepção da Antiguidade no século XXI. Após uma introdução geral na Parte I, o volume se concentra em dois campos principais: controvérsias que fazem referência a obras literárias antigas e modernas; e controvérsias em torno da ética do património.
A Parte II toma evidências literárias dos EUA para a Itália como ponto de partida: mostra como metáforas sobre o cristianismo primitivo encontram o seu caminho no discurso conservador americano; como Esparta é evocada no pensamento de direita nos EUA , Alemanha, França e Escandinávia; e como Eneias desempenha um papel nos recentes debates italianos sobre migrações. O último artigo discute a representação de classicistas em romances modernos.
A Parte III foca na ética patrimonial e na cultura material, em primeira instância tomando práticas no Museu Nacional Holandês de Antiguidades (Rijksmuseum van Oudheden) – na exibição de morte, queering e orientalismo – como estudos de caso. O último artigo se aprofunda na história da Via Belgica para mostrar como a antiguidade foi transformada em arma para objetivos políticos por muitos séculos.
Juntos, esses artigos mostram que os académicos devem se envolver com as recepções da antiguidade no passado recente e no presente. Se eles querem que suas pesquisas e exibições de museus façam parte da recepção atual, eles devem fazer que as suas vozes sejam ouvidas.
INDEX
Sem comentários:
Enviar um comentário