terça-feira, 2 de julho de 2024

Estrategias de Neolitização no Danúbio - vídeo


Deixanos aqui o vídeo que da palestra organizada peo grupo de pesquisa HEAS (Human Evolution & Archaeological Sciences) da Universidade de Viena, o passado dia 28 de junho e que foi proferida pela arqueóloga Eszter Bánffy da Academia Húngara de Ciências. 


Com o advento do Neolítico na Europa, uma das principais rotas de difusão da agricultura na Europa atravessara o centro da Península Balcânica, a bacia dos Cárpatos e avançou ao longo do vale do Danúbio até à Europa Centro-Ocidental. Seguindo as rotas dos vales dos rios em direção ao norte, algumas regiões parecem ter sido intensamente ocupadas, enquanto outras podem ter sido pouco povoadas. 



Avanços rápidos e paragens alternaram-se até que os descendentes dos primeiros agricultores dos Balcãs chegaram ao sul da bacia dos Cárpatos, que é o foco da esta palestra. Os agricultores alcançaram as zonas marginais da paisagem ribeirinha aluvial do Danúbio até às colinas arborizadas, frescas e húmidas da bacia ocidental dos Cárpatos no advento do VI milénio cal AC, onde pararam por diferentes razões. 


Esta área revela-se fundamental para compreender os encontros com os habitantes locais e a reestruturação, resultando em grandes gargalos nas formas de vida neolíticas, desde os Balcãs até à Europa Central. 


A palestrante centrara-se em elementos como redes, padrões de povoamento, arquitetura, criação de animais, costumes rituais e novos resultados bio-arqueológicos, para realçar a natureza das mudanças, que estão inextricavelmente ligadas à formação das primeiras comunidades de agricultores da Europa Central, a Linearbandkeramik (LBK)
  


Sem comentários:

Enviar um comentário