domingo, 21 de julho de 2024

Após o Colapso, a regeneração das Sociedades

After Collapse

Schwartz, G.M. & Nichols, J.J. (2010): After Collapse: the Regeneration of Complex Societies. University of Arizona Press. Tucson ISBN: 978-0-8165-2936-0
       
Sinopse  
Do vale do Eufrates até ao sul dos Andes peruanos, surgiram e caíram as primeiras sociedades complexas, mas em alguns casos também renasceram. A investigação arqueológica anterior destas sociedades centrou-se principalmente na emergência e no colapso. Este é o primeiro livro que examina a questão de como e por que razão as primeiras sociedades urbanas complexas reapareceram após períodos de descentralização e colapso.



Abrangendo amplamente o Médio Oriente, o Egeu, a Ásia Oriental, a Mesoamérica e os Andes, estes estudos interculturais expandem a nossa compreensão da evolução social, examinando como as sociedades foram transformadas durante o período de mudança radical agora denominado “colapso”. Procuram descobrir como a complexidade social ressurgiu, como se formaram os estados de segunda geração e como estes estados reemergentes se assemelhavam ou diferiam das sociedades complexas que os antecederam.



Os contribuidores baseiam-se na cultura material, bem como em dados textuais e etno-históricos, para considerar factores como instituições, estruturas e ideologias preexistentes que influenciam a regeneração; resiliência económica e política; o papel da mobilidade social, dos grupos marginais e das periferias; e mudança étnica. 



Para além de apresentarem uma série de pontos de vista teóricos, os contribuidores propõem também razões pelas quais a regeneração por vezes não ocorre após o colapso. Uma última contribuição de Norman Yoffee fornece uma exegese crítica do “colapso” e destaca padrões importantes encontrados nas histórias de casos relacionados com regiões periféricas e elites secundárias, e com a ideologia da política.



O volume abre novos caminhos de investigação tanto na arqueologia como no estudo da mudança social, demonstrando que o registo arqueológico oferece frequentemente mais pistas para a “idade das trevas” que precede a regeneração do que os estudos baseados em textos. Abre uma nova janela para o passado, desviando o foco da ascensão e queda das civilizações antigas para a sua queda e ascensão, muitas vezes mais reveladoras.

INDEX


Descarregar o livro em: After Collapse

Sem comentários:

Enviar um comentário