domingo, 7 de julho de 2024

A Metalurgia do Cobre Tarasca

Tarascan Copper Metallurgy 

Maldonado, B. E. (2018): Tarascan Copper Metallurgy: A Multiapproach Perspective. Archaeopress Pre-Columbian Archaeology Vol. 10. Archaeopress. Oxford. ISBN: 9781784916251

Sinopse  
No início do século XVI, grande parte do oeste do México estava sob o domínio do Império Purhépecha, conhecido pelos europeus como o Reino Tarascano de Michuacan. Evidências arqueológicas e etno-históricas indicam que durante o Período Pós-clássico Tardio (1350-1525 d.C.) essa unidade política foi o principal centro de metalurgia e metalurgia na Mesoamérica. Essa tecnologia era amplamente baseada em cobre e suas ligas.



A obra foca-se em evidências recuperadas da área ao redor de Santa Clara del Cobre, uma comunidade tarasca no centro de Michoacán. Essa pesquisa pioneira exigiu o emprego de múltiplas vertentes de evidências, incluindo pesquisa e escavação arqueológica, etnoarqueologia, replicação experimental e arqueometalurgia. A pesquisa intensiva de superfície localizou concentrações de subprodutos de fabricação (ou seja, escória) na superfície que representavam áreas de produção em potencial.



Escavações estratigráficas e subsequentes análises arqueometalúrgicas de restos físicos foram combinadas com dados etno-históricos e etnoarqueológicos, bem como analogia comparativa, para propor um modelo para a produção pré-hispânica de cobre entre os tarascos. O objetivo desta análise era obter insights sobre a natureza da produção de metal e seu papel no principal aparato estatal. 



O estudo fornece insights valiosos sobre o desenvolvimento da tecnologia e da economia política na antiga Mesoamérica e oferece uma contribuição para teorias antropológicas gerais do surgimento da complexidade social.

INDEX

Preface

Chapter 1 Introduction

Chapter 2 Approaches to the study of
 technology and craft production

Chapter 3 Synopsis of preindustrial metallurgy 
as applied to Mesoamerica

Chapter 4 Tarascan copper smelting at the zone 
of Itziparátzico: a case study

Chapter 5 Models of technological organization

Chapter 6 Conclusions, remarks and suggestions
 for future research

Bibliography

Appendix A IARP 2003-4: survey data

Appendix B IARP 2003-4: Test pitting data 

Appendix C Slag analyses; 

Appendix D The rise of the theory of technology


Disponivel em: Tarascan Copper Metallurgy

Sem comentários:

Enviar um comentário