La nécropole de la
Croix-Saint-Jacques
Delattrem, V., Peake, R. & Pradat, B. (2015): La nécropole de "la Croix-Saint-Jacques" à Marolles-sur-Seine" (Seine-et-Marne) et l'étape initiale du Bronze final à l'interfluve Seine-Yonne. Mémoires de la société préhistorique française Vol. 60. Société préhistorique française. Paris. ISBN: 2-913745-60-1
Sinopse
O cemitério 'La Croix-Saint-Jacques' em Marolles-sur-Seine (Seine-et-Marne) é um dos locais funerários da Idade do Bronze mais bem preservados em 'La Bassée'. Escavações do INRAP em 2004 revelaram 7 monumentos e 61 túmulos, dos quais 10 são sepulturas e 51 cremações.
O cemitério foi usado por apenas cerca de três séculos (1400-1100 aC), diferenciando-o dos locais vizinhos em Marolles-sur-Seine. 'La Croix-de-la-Mission' contém 40 tumbas de um período de mais de 1.500 anos, enquanto mais de 40 tumbas em 'Les Gours-aux-Lions' cobrem a maior parte da Idade do Bronze Final.
A qualidade e a quantidade de dados deste estudo interdisciplinar forneceram evidências do comportamento e da tradição funerária. Quer sejam cremados ou enterrados, os mortos e os objetos que os acompanham (bens pessoais, armas, adornos, oferendas de alimentos) participam na encenação individual e coletiva da morte, desde a organização codificada dos objetos no túmulo e nas grandes câmaras funerárias até a construção de monumentos que marcam permanentemente a paisagem envolvente.
Esta estrutura dá uma ideia de como a morte era percebida e gerenciada durante o final da Idade do Bronze no alto Vale do Sena.
INDEX
Descarregar em: La Necropole de la Croix-Saint-Jacques
Sem comentários:
Enviar um comentário