domingo, 30 de junho de 2024

Repensar as Sociedades Neolíticas - Livro

Rethinking neolithic societies

Heitz, C., Wunderlich, M., Hinz, M. & Furholt, M. (2023): Rethinking neolithic societies. New Perspectives on Social Relations, Political Organization and Cohabitation. Open Series in Prehistoric Archaeology Vol. 5. Sidestone Press. Leiden. ISBN: 9789464270662 DOI: 10.59641/ndr028gp


Sinopse  
As ideias arqueológicas tradicionais sobre as sociedades neolíticas foram moldadas por premissas questionáveis. O conceito moderno de coerência social e cultural dos grupos de residência, bem como a interpretação étnica das “culturas arqueológicas” fomentaram ideias de entidades sociais estáticas e homogéneas com fronteiras fixas. 




A agricultura -como núcleo do modo de vida neolítico- estava associada ao sedentarismo e não à mobilidade espacial e às redes sociais inter-regionais. Além disso, o pensamento (neo)evolucionista amplamente utilizado assumiu universalmente uma crescente complexidade e hierarquização social durante a pré-história. Afinal de contas, essas perspetivas “de cima para baixo” privaram indivíduos e grupos de agência e criatividade genuínas, ao mesmo tempo que subestimaram a dinâmica relacional entre os mundos social e material. 



Nos últimos anos, foi publicada uma vasta gama de resultados empíricos sobre práticas sociais relacionadas com a cultura material e dinâmicas de povoamento, complicações (inter)regionais e mobilidade espacial. Para este último, a adoção de métodos científicos relativamente novos em arqueologia, como a Análise de Isótopos Estáveis, bem como o ADN Antigo, desempenhou um papel crucial. No entanto, a questão das possíveis inferências relativas às diferenças espaciais e temporais nas formas de organização social não foi suficientemente abordada.






O objetivo deste volume é, portanto, repensar os antigos conceitos de cima para baixo das sociedades neolíticas, estudando as práticas sociais e as diferentes formas de vida social neolítica, adotando perspetivas arqueológicas sociais de baixo para cima. Além disso, será discutida a validade e relevância de termos como “sociedade”, “comunidade”, “grupo social”, etc. As contribuições vão desde teóricas até empíricas e tematizam uma variedade de abordagens teóricas sociais, bem como formas metodológicas de combinar diferentes tipos de dados. 



Eles mostram o potencial de tais abordagens ascendentes para inferir modelos de práticas e configurações sociais que possam estar à altura da potencial diversidade social e dinamismo das sociedades neolíticas. A contribuição lança luz sobre a mobilidade espacial, a complexidade social, a importância dos interesses (políticos) e fatores de parentesco, etc. 



Este volume, com o seu foco no Neolítico da Europa, tem por intenção contribuir para os debates críticos em curso de teorias e conceitos, bem como nas nossas premissas e perspetivas sobre as sociedades neolíticas, em geral –e as práticas da arqueologia social como tal.
   

INDEX


Descarregar o livro em: Rethinking neolithic societies

Sem comentários:

Enviar um comentário