sexta-feira, 7 de junho de 2024

Os Bioarqueólogos Falam - Livro

Bioarchaeologists Speak Out

Buikstra, J.E. (2019): Bioarchaeologists Speak Out: Deep Time Perspectives on Contemporary Issues. Bioarchaeology and Social Theory. Springer. ISBN: 978-3-319-93011-4  DOI: 10.1007/978-3-319-93012-1

     
Sinopse  
Os bioarqueólogos que estudam restos mortais em ambientes antigos, históricos e contemporâneos estão firmemente ancorados na antropologia como antropólogos, mas não enfrentaram os especialistas da mesma forma que outras subdisciplinas da antropologia o fizeram. 




Autores científicos populares utilizam de forma frequente e seletivamente dados bioarqueológicos sobre demografia, doenças, violência, migração e dieta para reforçar os seus argumentos mal formados sobre tendências gerais no comportamento e saúde humanos, começando pelos nossos primeiros antepassados. Embora os bioarqueólogos sejam especialistas nestes assuntos, a bioarqueologia e as abordagens bioarqueológicas permaneceram em grande parte invisíveis aos olhos do público.




Questões atuais como as mudanças climáticas, as secas, as guerras, a violência, a fome e os efeitos das doenças são centrais nos mídia e assuntos familiares aos bioarqueólogos, muitos dos quais possuem dados empíricos e pontos de vista informados, tanto para exploração tópica como também para previsões baseadas em comportamento humano no tempo profundo.




As contribuições neste volume explorarão como e onde os dados foram mal utilizados, apresentarão novas maneiras de usar evidências a serviço de fazer novas descobertas e demonstrarão maneiras pelas quais a nossa interdisciplinaridade de longo prazo se presta à sabedoria transdisciplinar. Também consideramos possíveis razões para a invisibilidade bioarqueológica e oferecemos conselhos sobre a necessidade absoluta de os bioarqueólogos se manifestarem através das redes sociais.

INDEX


+INFO sobre o livro em: Bioarchaeologists Speak Out

Sem comentários:

Enviar um comentário