Moneta et territoria en Lusitania
Conejo Delgado, N. (2024): Moneta et territoria en Lusitania: Economía monetaria y rural de una provincia romana. Monografías de prehistoria y arqueología UNED Vol. 2. UNED. Madrid. ISBN: 978-84-09-59079-7 DOI: 10.5944/monografias.prehistoria.arqueologia.2024
Sinopse
Como testemunho direto de uma transação económica, a moeda é apenas uma fonte de informação histórica de grande valor para historiadores, arqueólogos e antropólogos; já que não só permite conhecer e/ou reconstruir as estruturas económicas da sociedade no poder utilizado, mas também tem a possibilidade de conectar-se diretamente com aqueles que o usam, adentrando-se também no complexo mundo das finanças e nas formas de agir dos indivíduos.Apesar da importância deste tipo de documentação histórico-arqueológica, nem sempre as moedas arrecadadas em diferentes intervenções arqueológicas são estudadas e contextualizadas como é devido. A falta de meios para a consolidação e restauração dessas peças ou o desejo do pesquisador por seu estúdio, algo acrescido nos últimos anos por uma carência paulatina de especialistas.
Estas são algumas das causas que podem explicar a falta de estudos numismáticos em determinados assentamentos e regiões históricas. Uma circunstância nada favorável ao conhecimento das sociedades antigas inseridas em sistemas económicos complexos, onde a moeda era um dos seus elementos articuladores.
INDEX
Descarregar o livro em: Moneta et territoria
Sem comentários:
Enviar um comentário