Changes & Developments in Burial Customs in Eastern Anatolia-Southern Caucasus and its Vicinity
Changes and Developments in Burial Customs in Eastern Anatolia-Southern Caucasus and its Vicinity from the Late Chalcolithic Period to the Late Iron Age, Proceedings of the Session organized at European Association of Archaeologists (EAA) 20th Annual Meeting. TÜBA-AR 2018 Özel Sayi / Special Issue 2018. Türkiye Bilimler Akademisi Arkeoloji Dergisi. Istanbul. ISBN: 1301-8566
Sinopse
Com a aparição das fontes escritas assírias, a Anatólia Oriental e os seus arredores, que viveram pela primeira vez a Proto-história do século XIII ao IX A.C, entraram no processo de formação do Estado. A proto-história das regiões mencionadas como Nairi, Uruatri ou Urartu nas fontes assírias coincide cronologicamente com o início da Idade do Ferro da Anatólia Oriental na base da identidade arqueológica.
O evento que encerrou a Proto-história na região foi a unificação dos senhores de Uruatri e Nairi com o Principado de Tušpa, que é considerada a organização política mais forte na margem sudeste do Lago Van, a fim de estabelecer uma nação unificada.
A construção arqueológica e cronológica do início da Idade do Ferro dos povos da Anatólia Oriental, especialmente com base nas regiões da Bacia do Lago Van e Malatya-Elazığ, cuja história, ordem socioeconômica, estrutura social e geografia histórica que conhecemos das fontes escritas assírias, foram concluídas pelo estudiosos como Charles Burney, Afif Erzen, Veli Sevin, Altan Çilingiroğlu, Aynur Özfırat, Mehmet Işıklı, Aylin Ümit Erdem e K. Bartl. ç
Nesta primeira edição especial da revista Tüba-Ar se incluem artigos valiosos relacionados com o final da Idade do Bronze e início da Idade do Ferro da Anatólia Oriental e seus arredores, com base nas tradições funerárias.
INDEX
Descarregar o número da revista: Tüba-A 2018 Özel Sayi
Sem comentários:
Enviar um comentário