na Galiza
Entre os Mortos e para os vivos
Encontros Monográficos com
o Patrimônio Cultural 47
As «rodas» são um tipo de jazigo de descoberta recente. No ano de 2006, numa atividade de tipo preventivo, documentou a primeira, «A Roda de Barreiros», catalogada como um castro de pequeno tamanho e que, no curso das escavações, foi interpretada como o primeiro jazigo de tipo henge da Galiza.
Desde aquele momento, esta aula de jazigo foi de grande interesse tanto para a investigação como para a sociedade. Na verdade, apesar de haver controvérsias relacionadas à interpretação da função e ao contexto desses sítios arqueológicos, podemos abordar a sua cronologia, os materiais e as estruturas que abrigam, pois há oito jazigos parcialmente escavados.
Embora podamos falar de que este tipo de jazigos são do Bronze Final, na realidade estamos contando uma pequena parte da sua extensa e complexa história, porque estes jazigos apresentam uma duração longa no tempo, desde a sua construção até o seu abandono. Na atualidade, o número de jazigos deste tipo cartográfico na Galiza supera os cinco, e podemos começar a apreciar os padrões de povoamento na região.
Nestas jornadas pretende-se dar a conhecer, pela primeira vez em detalhe, cada um dos jazigos escavados do homem das pessoas que dirigem os trabalhos. Além disso, introduzimos de forma preliminar uma caracterização territorial deles. Assim mesmo, obtenha a opinião de que a Administração e a imprensa têm as «rodas» como tema mediático em arqueologia galega e participará de um especialista procedente de França, que obterá um marco comparativo para nossos jazigos.
Programa
+INFO sobre as Jornadas em: As Rodas do Bronze Final
Sem comentários:
Enviar um comentário