segunda-feira, 17 de junho de 2024

Construir Ancestralidades nos Campos de Urnas

Breaking and Making the Ancestors

Louwen, A. (2021) Breaking and Making the Ancestors: Piecing Together the Urnfield Mortuary Process in the Lower-Rhine-Basin, Ca. 1300 - 400 BC. Sidestone Press. Leiden. ISBN: 9789464280005
  
Sinopse  
Perto do final Idade do Bronze Europeia, numa área que se estende desde os Cárpatos, no Leste, até ao Mar do Norte, no Oeste, aparecem vastos cemitérios de sepulturas de cremação mais conhecidos como “campos de urnas”. Hoje, cerca de 700 destes cemitérios foram descobertos apenas nos Países Baixos.




Neste esquina da Europa, também conhecido como “Bacia do Baixo Reno”, estes cemitérios são frequentemente caracterizados por vastas coleções de pequenos túmulos sob os quais os restos cremados dos falecidos foram enterrados em pequenas covas semelhantes a poços. Em muitos casos, os restos mortais cremados foram colocados primeiro em urnas, dando a esses cemitérios o seu próprio nome.




Embora ricos em número, os túmulos dos campos de urnas são frequentemente descritos como 'pobres' e 'simples', já que apenas em raras ocasiões os falecidos receberam presentes importantes. No entanto, quando se presta muita atenção às ações envolvidas na criação destas sepulturas aparentemente simples, elas revelam, na verdade, uma riqueza de práticas funerárias que, por sua vez, sugerem um processo mortuário complexo e intrincado.




Este livro investiga a riqueza das práticas funerárias refletidas em mais de 3.000 sepulturas de campos de urnas escavadas em toda a Holanda, a fim de reconstruir o processo mortuário associado aos campos de urnas nesta parte específica da Europa. 




Juntas, estas sepulturas contam histórias interessantes sobre como os mortos se relacionavam entre si, como objetos simples e simples podiam ser usados ​​como metáforas na criação de identidades relacionais e ancestrais e como os mortos estavam inextricavelmente ligados à terra.

INDEX


+INFO sobre o livro em: Breaking & Making Ancestors

Sem comentários:

Enviar um comentário