sexta-feira, 21 de junho de 2024

Homo Migrans, mobilidade e migração

HOMO MIGRANS

Daniels, M. J. (2022): Homo Migrans: Modeling Mobility and Migration in Human History. State University of New York Press. Nova York. 

  
Sinopse 
Um dos desafios mais significativos da arqueologia é compreender como (e por que) os humanos migram. Homo Migrans examina os estados passados, presentes e futuros dos estudos de migração e mobilidade no discurso arqueológico. 


Os colaboradores de este volume baseiam-se nos revolucionários avanços  do século XXI em genética, estudos de isótopos e manipulação de dados que resolveram debates de longa data sobre o movimento humano passado e ajudaram a esclarecer as relações entre vestígios arqueológicos e comportamento e identidade humanos.


Estas técnicas emergentes também pressionaram arqueólogos e historiadores a desenvolver modelos que incorporem métodos, teorias e dados de forma responsável, de forma a honrar a complexidade do comportamento e das relações humanas. Este volume articula os desafios que temos pela frente à medida que os estudiosos se baseiam em estudos genômicos, ciência computacional, teoria social, estudos cognitivos e evolutivos, história ambiental e análise de redes para esclarecer a natureza da migração humana na história mundial. 


Com estudos de caso centrados na história e na pré-história europeia e mediterrânica (bem como na história global), Homo Migrans apresenta metodologias e análises integradas que interessarão a qualquer estudioso que investigue a migração e a mobilidade no passado humano.

INDEX


Disponivel em: Homo Migrans

Sem comentários:

Enviar um comentário