Sticks, Stones,
& broken Bones
Schulting, R. J., Fibiger, L. (eds.) (2012): Sticks, stones, and broken bones: Neolithic violence in a European perspective. Oxford University Press. Oxford. ISBN: 978–0–19–957306–6
Sinopse
O livro apresenta uma visão geral atualizada das evidências de ferimentos violentos em esqueletos humanos do período neolítico na Europa, variando de 6.700 a 2.000 aC. Ao contrário de outras linhas de evidência –armas, fortificações e imagens– o esqueleto humano preserva as marcas reais de encontros violentos passados.
Os artigos deste volume são escritos pelos especialistas que realizam a análise arqueológica e apresentam evidências de onze países europeus que fornecem, pela primeira vez, a base para uma abordagem comparativa entre diferentes regiões e períodos.
São também discutidas dificuldades e ambiguidades na interpretação das provas, embora muitos dos casos sejam claramente o resultado de conflitos. As lesões muitas vezes apresentam cura, mas outras podem ser vistas como a causa da morte. Em muitas partes da Europa, as mulheres e as crianças parecem ter sido vítimas de violência com a mesma frequência que os homens adultos.
O volume não só apresenta um excelente ponto de partida para uma nova consideração da prevalência e significado da violência na Europa Neolítica, mas também fornece uma base inestimável para comparações com períodos anteriores e posteriores.
INDEX
+INFO sobre o livro: Sticks, Stone & Broken Bones
Sem comentários:
Enviar um comentário