Diversity of Male Identities
Ramsl, P. C. (2020): Diversity of Male Identities in Early and Middle La Tène Period Cemeteries in Central Europe. Archaeologica Slovaca Monographiae Vol. Tomus XXXII. Instituti Archaeologici Nitriensis Academiae Scientiarum Slovacae. Nitra. ISBN: 978-80-8196-040-6
Sinopes
O discurso sobre as identidades masculinas na Idade do Ferro tem sido até agora dominado por pensamentos sobre os guerreiros. identidade. No entanto, apenas uma fração dos corpos masculinos é exposta como guerreiros nas suas sepulturas. Este projeto irá explorar identidades masculinas alternativas. Que papéis os homens desempenhavam na sociedade?.
Nos ultimos anos emergeram na pesquisa o tema das "Identidades especiais", isto é aquelas com uma afiliação pouco clara, como por exemplo um homem com um anel ou implementos femininos ou uma mulher portando armas, que também a ideia de múltiplas identidades "masculinas". Este projeto analisará tais casos tendo como pano de fundo os modelos tradicionais, mas aplicando também métodos do campo da análise de género.
Um grande avanço de que desfrutamos é o enorme conjunto de sepulturas e cemitérios do período La Téne na área de Eslováquia, Leste da Áustria e Morávia. Após décadas de discussão sobre etnicidade, o termo “identidade” tornou-se fundamental para a arqueologia.
A identidade localiza-se na interface entre o ser humano e a sociedade, amostra-se como um permanente processo de "vir a ser" para a construção de uma pertença social. A identidade é o estado atual da vida de um indivíduo auto-identificação e, portanto, nunca é estável, mas permanentemente em estado de fluxo.
INDEX
Descarregar o livro em: Diversity of Male Identities
Sem comentários:
Enviar um comentário