Gardens of War
Robert Gardner, R., & Heider, K.G. (1969): Gardens of War: Life and Death in the New Guinea Stone Age. Random House. New York.
Um ano após a saída do filme Dead Bird (1968) do qual temos posteado um fragmento aqui acima, o antropólogo e documentalista norte-americano Robert Gardner publicou este livro, que agora aqui oferecemos sobre a vida social e a morte no grupo humano dos dani, que oferece um registo fotográfico extraordinário sobre as sociedades tribais da Papua num momento no que apenas principiaram a sofrer o contacto com o mundo ocidental e os estragos do colonialismo.
Sinopse
Os Dugum Dani, sobre cuja cultura este livro extraordinário é o primeiro registo fotográfico completo, são uma tribo da Idade da Pedra de agricultores guerreiros neolíticos que vivem no Grande Vale de Baliem, nas Terras Altas Centrais do oeste da Nova Guiné. Na época em que essas fotografias foram tiradas, os Dugum Dani eram quase únicos, pois ainda não apenas praticavam a guerra ritual, mas também eram praticamente intocados por qualquer forma de civilização moderna. Em 1961, o Centro de Estudos de Cinema do Museu Peabody da Universidade de Harvard montou uma expedição para registrar este mundo intocado.
Robert Gardner organizou o Centro para a investigação antropológica do cinema porque, como ele diz, “até ao ano 2000 a sociedade humana promete variar pouco de continente para continente. O transporte e a comunicação ligarão o vale mais remoto e o planalto mais distante aos centros de tecnologia.
Os desertos serão irrigados, os pântanos drenados e as culturas que se desenvolveram em resposta ao isolamento ou às dificuldades terão desaparecido".
Descarrega o livro em PDF
Sem comentários:
Enviar um comentário