How chiefs became kings
Kirch, P. V. (2010): How chiefs became kings: divine kingship and the rise of archaic states in ancient Hawai'i. University of California Press. Berkeley. ISBN: 9780520303393
Sinopse
Patrick Vinton Kirch aborda um problema central na arqueologia antropológica: o surgimento de" estados arcaicos "cuja característica distintiva era a realeza divina. Kirch toma como foco o arquipélago havaiano, Comumente considerado como o arquétipo de um complexo Integrando antropologia, linguística, arqueologia, história tradicional e teoria, e valendo-se de contribuições significativas de suas próprias quatro décadas de pesquisa, Kirch argumenta que as políticas havaianas se tornaram estados antes da época da viagem do Capitão Cook (1778-1779). O status da maioria dos estados arcaicos é inferido a partir do registro arqueológico. Mas Kirch mostra que, como os reinos do Havaí foram estabelecidos há relativamente pouco tempo, eles puderam ser observados e registrados por Cook e outros viajantes europeus.
Substantivo e provocativo, este livro faz uma grande contribuição para a literatura do pré-contato do Havaí e ilumina a importância do Havaí na teoria global e na literatura sobre o divino, a realeza, os estados arcaicos e a evolução sociopolítica.
INDEX
Preface
Chapter 1. From Chiefdom to Archaic State:
Hawai‘i in Comparative and Historical Context
Chapter 2. Hawaiian Archaic States on
the Eve of European Contact
Chapter 3. Native Hawaiian Political History
Chapter 4. Tracking the Transformations: Population,
Intensification, and Monumentality
Chapter 5. The Challenge of Explanation
Notes
Glossary of Hawaiian Terms
References
+INFO sobre o livro em: How Chiefs Became Kings
Sem comentários:
Enviar um comentário