terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Zooarqueologia Social - Livro

SOCIAL ZOOARCHAEOLOGY

Russell, N. (2011): Social Zooarchaeology: Humans and Animals in Prehistory. Cambridge University Press. ISBN 978-0-521-76737-8


Sinopse: 
Este é o primeiro livro a fornecer uma visão sistemática da zooarqueologia social, que adota uma visão holística das relações homem-animal no passado. Até recentemente, a análise arqueológica de evidências faunísticas concentrava-se principalmente no papel dos animais na dieta humana e na economia de subsistência. Este livro, no entanto, argumenta que os animais sempre desempenharam muitos outros papéis nas sociedades humanas: como riqueza, companheiros, ajudantes espirituais, vítimas de sacrifícios, totens, peças centrais de festas, objetos de tabus e muito mais. 




Esses fatores sociais são tão significativos quanto os processos tafonômicos na formação de conjuntos de ossos de animais. Nerissa Russell usa evidências derivadas não apenas da zooarqueologia, mas também da etnografia, história e estudos clássicos, para sugerir a gama de relações entre humanos e animais e examinar sua importância na sociedade humana. Ao explorar o significado dos animais para os humanos antigos, este livro fornece uma imagem mais rica das sociedades do passado.


INDEX


+INFO sobre o livro em:  Social Zooarchaeology

Sem comentários:

Enviar um comentário