quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Odhin Pai e os Anões - Livro

Odino Alfǫðr e il nome dei dvergar 


Ginevra, R. (2020):  Odino Alfǫðr e il nome dei dvergar. Due studi di poetica e mitologia nordica in ottica linguistica e comparativa. Università per Stranieri di Siena. Siena. ISBN: 978-88-32244-05-2


Sinopse: 
Este trabalho tem como objetivo investigar através ferramentas da linguística histórica e comparativa, alguns aspetos da poética e da mitologia atestados no Antigo Islandês, uma variedade particular da antiga língua nórdica. 


A pesquisa decorre da crença de que as antigas tradições poéticas germânicas, especialmente as do Antigo Islandês e o Anglo-saxão (particularmente ricos em documentação, tanto para quantidade quanto de qualidade), podem oferecer uma importante contribuição para o estudo comparativo da linguagem poética.  Esta linha de pesquisa se tornou no curso do século passado, uma das linhas de pesquisa mais interessantes no campo dos estudos indo-europeus. 


O estudo destaca dos paralelos entre, por um lado, a linguagem poética e a mitologia atestadas em textos nórdicos e, por outro As outras línguas indo-europeias  em particular hitita, sânscrito (védico e clássico), grego antigo, latim e o Antigo Irlandês. O nórdicos antigo herjans-fǫðr podem ser o único reflexo do significado literal de *fǫðr como "ancestral paterno". Os termos velho sig-fǫðr e val-fǫðr refletiriam a ideia de que a “vitória e  a“massacre” são dois lados da mesma moeda, dois aspetos de o mesmo evento.


Igualmente argumenta o autor que o velho nórdico Dvergar (comummente traduzido como "anões") são reflexos germânicos dos artesãos míticos das cosmologias indo-europeias. 


INDEX


Descarregar o livro em: Odino e il nome di Dvergar

Sem comentários:

Enviar um comentário