quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

O Paleolitico Indigena - Livro

The Indigenous Paleolithic of the Western Hemisphere

Steeves, P. F.C (2021): The Indigenous Paleolithic of the Western Hemisphere. University of Nebraska Press, Lincoln.  ISBN: 9781496202178


Sinopse: 
O Paleolítico Indígena do Hemisfério Ocidental é uma história recuperada do passado profundo dos povos indígenas na América do Norte e do Sul durante o Paleolítico. Paulette F. C. Steeves extrai evidências de sítios arqueológicos e ambientes paleolíticos, paisagens e migrações de mamíferos e humanos para provar que as pessoas estiveram no Hemisfério Ocidental não apenas antes dos locais de Clovis (10.200 anos atrás), mas por mais de 60.000 anos, e provavelmente mais de 100.000 anos.

cena de curandeira no assentamento de Monte Verde (Chile, circa 18,500 a.P), ilustração W.R. Harlin

Steeves discute a história política da antropologia americana para se concentrar em por que os sítios pré-Clóvis foram descartados pelo campo por quase um século. Ela explora as evidências de suporte da antropologia genética e linguística sobre os primeiros povos e os prazos das primeiras migrações. Além disso, ela destaca o trabalho e as lutas enfrentadas por um grupo pequeno, mas vibrante, de arqueólogos americanos e europeus que escavaram e relataram numerosos sítios arqueológicos pré-Clóvis.

jazigos do pleistoceno na America do Norte e do Sul

Neste primeiro livro sobre arqueologia paleolítica das Américas, escrito a partir de uma perspetiva indígena, o paleolítico indígena do hemisfério ocidental inclui tradições orais indígenas, evidências arqueológicas e uma discussão crítica e descolonizadora do desenvolvimento da arqueologia nas Américas.







INDEX


+INFO sobre o livro:  Indigenous Paleolithic of Western Hemisphere

Sem comentários:

Enviar um comentário