sábado, 18 de fevereiro de 2023

Entre a Montanha e o Oceano - Convocatória

Entre montagne et océan

Hommes, milieux et territoires de l’Aquitaine aux sommets cantabriques

Quando: 2-5 outubro
Onde: Santander

Em outubro de este ano entre os dias 2-5 de outubro decorrera em Santander um coloquio organixado pela Federação de Aquitânia e a Universidade de Cantábria sob o titulo: "Entre a Montanha e o Oceano: Homens, ambiente e territórios da Aquitânia a cordilheira Cantábrica" . As duas regiões da Aquitânia e da área cantábrica devem o seu nome a povos proto-históricos que outrora estiveram unidos na mesma entidade sob o domínio de Roma.

 A sua história foi tratada de forma diferente consoante com os limites delineados pela historiografia francesa e espanhola na definição de cada período postquem em cada área: para a Aquitânia, a conquista por César e o fim oficial do Império Romano do Ocidente são momentos nodais; pela parte central da região cantábrica (território cantábrico, asturiano e galaico), as guerras de Augusto no Noroeste PenínsulaR e a conquista muçulmana que põe fim ao reino visigótico comprem este role.  Não há, portanto um limite cronológicos estrito para as diferentes temáticas de este colóquio, no que as abordagem diacrônicas serão particularmente bem-vindas.

ambito geográfico do coloquio

As propostas de comunicações (descarregar Convocatória) devem ser submetidas ao secretariado da conferência até 28 de fevereiro de 2023. Devem incluir os dados de contacto do(s) autor(es), o título, um resumo de 2500 caracteres no máximo, 5 palavras-chave e 1 figura. As propostas devem ser enviadas para o secretariado da conferência: aquitania@u-bordeaux-montaigne.fr.


Convocatória: 


Sem comentários:

Enviar um comentário