domingo, 26 de fevereiro de 2023

Porcos para os Ancestrais - Livro

Pigs for the Ancestors 


Roy A. Rappaport, R. A. (1984): Pigs for the Ancestors - Ritual and Ecology of a New Guinea People. Yale University. 

Sinopse  
Este influente trabalho é o livro mais importante e amplamente citado já publicado em antropologia ecológica. É um estudo de caso clássico da ecologia humana numa sociedade tribal, do papel da cultura (especialmente do ritual) na gestão de recursos locais e regionais, do feedback negativo e da aplicação da teoria dos sistemas a uma população antropológica.


É considerado um importante trabalho teórico, mas também é empiricamente fundamentado na meticulosa coleção de dados quantitativos e qualitativos de Rappaport sobre questões "materiais" como dieta e gasto energético, bem como domínios mentais-cognitivos-ideacionais como mito e folclore. taxonomias. O tour de force de Rappaport é um clássico reconhecido porque contribui de muitas maneiras para a teoria antropológica, a metodologia etnográfica, a antropologia ecológica e a antropologia da religião. 


Esta edição ampliada oferece uma reavaliação cuidadosamente fundamentada e empiricamente focada do estudo original de Rappaport no contexto de problemas teóricos e metodológicos em curso.

INDEX


Descarrega o livro em: Pigs for the Ancestors

Sem comentários:

Enviar um comentário