quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

A Justiça Vindicatória - Livro


JUSTICIA VINDICATORIA


Terradas Saborit, I (2008): Justicia vindicatoria: de la ofensa e indefensión a la imprecación y el oráculo, la vindicta y el talión, la ordalía y el juramento, la composición y la reconciliación. CSIC. Madrid ISBN: 978-84-00-08743-2

Sinopse: 
Este livro é um estudo sobre a justiça acordada com sociedades e valores bastante distintos do Estado de direito —real e ideal— contemporâneo. A justiça vindicatória parte do crime, a possível indefesa, a vingança que não pode ser rechaçada sem mais e a responsabilidade que deve ser julgada. 



O propósito principal da obra é fazer notar de que maneira, através da história e da etnografia, aparecem diversas culturas jurídicas que desenvolveram o âmbito reivindicatório com notável complexidade. O conhecimento deste âmbito tem que ver também com os limites de nosso próprio ordenamento jurídico, já que desde eles se evoca ou até mesmo se deseja imitar algumas instituições ou características da justiça vindicatória. 



Como se dá ao final do livro, a perspectiva atenta à complejidad de outras culturas jurídicas, não apenas ajuda ao seu conhecimento mais informado, mas a descobrir muito do que passamos por alto de nossa própria história e cultura jurídicas quando simplificamos às demais.


INDEX


+INFO sobre o livro em: Justicia Vindicatoria

Sem comentários:

Enviar um comentário