domingo, 12 de fevereiro de 2023

A Espada no Lago - Livro

L'ÉPÉE JETÉE AU LAC

Grisward J-H. (2022):  L´Épée Jetée au Lac. Romans de la Table Ronde et légendes sur les Nartes. Honore Champion. Paris. ISBN: 9782745358080


Sinopse: 
Mortalmente ferido e sentindo a chegada de sua última hora, o Rei Arthur pede a seu fiel Girflet que jogue sua mítica espada em um lago próximo. Após uma dupla hesitação, o cavaleiro resolve lançar Excalibur: vê então uma mão sair da água, agarrar a fabulosa espada, e brandi-la três vezes antes de engoli-la, sinal e condição do desaparecimento do velho rei! Negócios fantásticos com a morte! No entanto, um herói épico caucasiano morre da mesma maneira extraordinária no final de um cenário completamente sobreponível!

Encontro surpreendente e enigmático! O dito herói pertence a um conjunto de tradições épicas: as Lendas de Nartes ou Lendas sobre os Nartes guardadas pelos ossianos ou ossétios que, últimos descendentes dos citas através dos alanos, falam uma língua indo-européia.

A exploração desta terra incógnita a que o autor se dedica, as escavações comparativas por ele empreendidas neste inusitado santuário épico, revelam que o parentesco trazido à luz entre o celta Arthur e seu homólogo caucasiano não é o único e único elo entre os dois. universos lendários, mas que outros atores deste mesmo mundo arturiano como deste mesmo continente Narte apresentam entre si uma homologia semelhante.

A viagem arqueológica para descobrir esses paralelismos inesperados e até improváveis ​​a que o autor nos convida, o diálogo surpreendente entre a antiga Bretanha e o Cáucaso de hoje, destacando conjuntos semelhantes não apenas de tipos épicos, mas também estruturas-bases que os organizam, levam a uma estranha história das origens, uma pré-história incomum da literatura arturiana, dos romances da Távola Redonda.


INDEX

Un jour un Narte (Avant-propos)    p. 11

1. Keu premier ou le feu dans l’eau  p. 15

2. Gauvain ou le chevalier soleil  p. 57

3. Arthur ou le roi-épée .p. 107

4. Le trio magnifique ou le rivage des Scythes  p. 145

Bibliographie  p. 177

Index des noms propres . p. 185

Index des oeuvres citées . p. . 189

Index des thèmes et motifs  p. 191  



+INFO sobre o livro em:  L´Épée Jetée au Lac

Sem comentários:

Enviar um comentário