sábado, 25 de fevereiro de 2023

Transformados pelo Lume - Livro

TRANSFORMATION BY FIRE

Kuijt, I., Quinn, C.P., Cooney, G. (2014):  Transformation by Fire. The Archaeology of Cremation in Cultural Context.  University of Arizona Press. ISBN: 9780816531141


Sinopse: 
Cinzas, ossos e memórias são tudo o que resta após a cremação. No entanto, para sociedades e comunidades, o ato de cremação após a morte é altamente simbólico, rico em significados complexos, tocando no que significa ser humano. 


No processo de transformação dos mortos, a família, a comunidade e a sociedade como um todo criam e participam do simbolismo cultural. A cremação é uma área chave da pesquisa arqueológica, mas sua complexidade tem sido subestimada e subteorizada. Transformação pelo fogo oferece uma nova avaliação da pesquisa arqueológica sobre esta prática social generalizada.


Os editores do volume examinam a cremação documentando os restos materiais dos eventos e processos de cremação, bem como seu impacto transformador nas relações sociais e nos conceitos do corpo. Examinar por que e como as pessoas optaram por cremar seus mortos serve se converte assim no meio para de entender como no passado as pessoas lidavam com a morte, a corporeidade e o mundo social.


Os colaboradores desenvolvem novas perspetivas sobre a cremação como importantes práticas mortuárias e transformações sociais. Atitudes e crenças variadas sobre a cremação e outras formas de enterro dentro do mesmo paradigma cultural nos ajudam a entender o que constitui o corpo e o que ocorre durante sua transformação ardente. 



Além disso, eles exploram questões e perspetivas interpretativas no estudo arqueológico da cremação em diferentes contextos culturais.



INDEX

      

+INFO sobre o livro em: Tranformations by Fire

Sem comentários:

Enviar um comentário