quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Desigualdade antes da Agricultura - Livro


SOCIAL INEQUALITY
 BEFORE FARMING


Moreau, L. (2020). Social inequality before farming? Multidisciplinary approaches to the study of social organization in prehistoric and ethnographic hunter-gatherer-fisher societies. McDonald Institute for Archaeological Research, Cambridge University. Cambridge ISBN: 978-1-913344-00-9


Sinopse: 
Investigações arqueológicas nos últimos 50 anos desafiaram a importância da domesticação e da produção de alimentos no surgimento da desigualdade social institucionalizada. A desigualdade social no passado humano pré-histórico se desenvolveu por meio de múltiplos processos históricos que operam em várias escalas diferentes de variabilidade (por exemplo, social, econômica, demográfica e ambiental). 



No entanto, no panorama teórico e linguístico da desigualdade social, não há uma definição clara do que seja desigualdade social. Os modos de vida das sociedades de caçadores-coletores-pescadores abrem um espaço intelectual crucial e desafiam a encontrar maneiras significativas de usar dados arqueológicos e etnográficos para entender o que exatamente é a desigualdade social em relação a normas culturais negociadas ou impostas ou ethos de autonomia individual. 


Este volume editado interdisciplinar reúne pesquisadores que trabalham nas áreas de arqueologia pré-histórica e antropologia cultural e evolutiva. Abrangendo contextos arqueológicos e etnográficos do Pleistoceno terminal ao Holoceno de todo o mundo, os dezenove capítulos deste volume cobrem uma variedade de tópicos organizados em torno de três temas principais, que estruturam o livro:




1) desigualdade social e igualitarismo nas sociedades caçadoras-coletoras existentes; 2) desigualdade social na Europa do Paleolítico Superior (c. 45.000–11.500 anos atrás); 3) desigualdade social globalmente nas sociedades caçadoras-coletoras-pescadoras pré-históricas do Holoceno. A maioria dos capítulos deste volume fornece conteúdo empírico com considerações de ecologia de subsistência, demografia, mobilidade, redes sociais, tecnologia, enculturação infantil, prática ritual, arte rupestre, cães, guerra, armamento letal e comportamento mortuário. 

Além de fornecer novos dados de múltiplos contextos através do espaço e do tempo e explorar a diversidade social e a evolução a partir de novas perspectivas, a coleção de ensaios neste volume terá um impacto considerável sobre como os arqueólogos definem e teorizam os caminhos para a desigualdade dentro e fora dela. diversos contextos sociais.

INDEX


Descarregar o livro em: Social inequality before farming

Sem comentários:

Enviar um comentário