Mediterranean Timescapes
Laurence, R. & Francesco Trifilò, F. (2023): Mediterranean Timescapes. Chronological Age and Cultural Practice in the Roman Empire. Routledge. ISBN: 9781315267708 DOI: 10.4324/9781315267708
Sinopse
Este livro, construído em torno do estudo da representação da idade e da identidade em 23.000 epitáfios funerários latinos do Mediterrâneo Ocidental na era romana, expõe como o uso da idade nas inscrições e, por sua vez, do tempo, variou nesta região.
As discrepâncias entre o uso do tempo para representar a identidade na morte permitem aos leitores começar a compreender as diferenças entre as culturas da Itália romana e as sociedades contemporâneas do Norte de África, Espanha e Sul da Gália.
A análise centra-se nas paisagens temporais dos cemitérios, um fenómeno urbano fundamental, em relação a outros marcadores do tempo, incluindo a invenção romana do aniversário, a veneração dos mortos na Parentalia e os topoi das fases da vida.
Ao fazê-lo, o livro contribui para a nossa compreensão do género, da cidade, da família, do papel dos militares, dos escravos libertos e das mudanças culturais durante este período. Considera-se que o conceito de paisagem temporal variou geograficamente ao longo do Mediterrâneo, pondo em causa as reivindicações de unidade cultural para o Mediterrâneo Ocidental enquanto região.Mediterranean Timescapes é de interesse para estudantes e estudiosos da história e arqueologia romana, particularmente do Mediterrâneo Ocidental, e da história social antiga.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Mediterranean Timescapes
Sem comentários:
Enviar um comentário