Peer Polity Interaction and Socio-political Change
Renfrew, C. & Cherry, J.F. (eds.) (1986): Peer Polity Interaction and Socio-political Change. New Directions in Archaeology. Cambridge University Press. Cambridge.
Sinopse
Treze arqueólogos de relevo contribuíram para este estudo inovador dos processos sociopolíticos -nomeadamente a imitação, a competição, a guerra e a troca de bens materiais e de informação- que podem ser observados nas primeiras sociedades complexas, particularmente naquelas que acabam de emergir na condição de Estado. O objetivo comum de esta obra já clássica foi explicar as notáveis semelhanças formais que existem entre instituições, ideologias e vestígios materiais numa variedade de culturas caracterizadas por centros políticos independentes que ainda não foram colocados sob o controlo de uma jurisdição única e unificada.
Uma importante declaração da abordagem conceptual é seguida por dez estudos de caso de uma grande variedade de épocas e lugares, incluindo a Creta Minoica, a Grécia e o Japão históricos iniciais, os Maias Clássicos, o Centro-Oeste americano no período Hopewelliano, a Europa no início da Idade do Bronze e início da Idade do Ferro, e as Ilhas Britânicas no final do Neolítico.
INDEX
Descarregar o livro em: Peer Polity Interaction
Sem comentários:
Enviar um comentário