Strategies of Remembering
in Greece under Rome
Dijkstra, T. M., Kuin, I.N.I., Moser, M. & Weidgenannt, D. (2017): Strategies of Remembering in Greece under Rome (100 BC-100 AD). Sidestone Press. Leiden. ISBN: 9789088904806
Sinopse
No início do primeiro século a.C., Atenas era uma cidade independente ligada a Roma por uma aliança de amizade. No final do primeiro século d.C., a cidade havia sido incorporada à província romana da Acaia. Junto com a independência ateniense, pereceu a noção de autogoverno grego.
O resto da Acaia era governado pelo governador da Macedônia já desde 146 a.C., mas as numerosas deserções de cidades gregas durante o primeiro século a.C. mostram que o governo romano ainda não era visto como inevitável. Apesar da perda definitiva do autogoverno, este não foi um período de declínio. Ática e o Peloponeso eram regiões especiais devido a seu legado como centros culturais e religiosos do Mediterrâneo. Apoiados por este legado, comunidades e indivíduos engajaram-se ativamente com a crescente presença do governo romano e seus representantes.
Os registros arqueológicos e epigráficos atestam a vitalidade econômica contínua da região: edifícios, estátuas e túmulos luxuosos ainda estavam sendo construídos. Há, portanto, necessidade de contrabalançar os discursos tradicionais de fraqueza sobre a Grécia romana e destacar como atos de lembrança foram empregados como recursos nesta complexa situação política.
O legado da Grécia definiu as respostas gregas e romanas às mudanças de relacionamento. Ambas as partes olhavam para o passado ao moldar suas interações, mas como isso era feito variava amplamente. Sula se moldou a partir dos tiranicidas Harmodius e Aristogeiton, enquanto os efébos atenienses evocavam as batalhas navais das Guerras Persas para moldar o seu valor.
Este volume interdisciplinar delineia as estratégias de lembrança na construção das cidades, a cultura funerária, os festivais e associações, as práticas honoríficas, a literatura grega e a ideologia política. A variedade dessas estratégias atesta a vitalidade da região. Em tempos de transição, o passado não pode ser ignorado: os atores usam o que veio antes, de maneiras diversas e complexas, para construir o presente.
INDEX
Descarregar o livro em: Strategies of Remembering
Sem comentários:
Enviar um comentário