sábado, 30 de novembro de 2024

Carros de Fogo, Rédeas de poder - Livro

Chariots on fire, Reins of power

Roymans, N., Theunissen, L., Swinkels, L. & Sasja van der Vaart-Verschoof, S. (eds.) (2024): Chariots on fire, reins of power. Early La Tène elite burials from the Lower Rhine-Meuse region and their Northwest European context. Sidestone Press. Leiden. ISBN: 9789464262940  DOI: 10.59641/a9d5x6y7z8 

Sinopse  
Esta obra é a primeira visão geral abrangente de sepulturas de elite do século V a.C. da região do Baixo Reno-Meuse. Caracterizados por bens funerários importados, como vasos de bronze, arreios para cavalos, armas e, ocasionalmente, veículos de duas rodas, esses enterros de cremação surpreendentemente ricos são os representantes mais ao norte de uma cultura de elite que teve suas raízes na cultura de Hallstatt Tardia e La Tène Inicial das regiões mais ao sul da França e a Renânia Alemã.


Este livro é o resultado de um estudo interdisciplinar deste grupo de sepulturas nordestinas, motivado pela recente descoberta de um novo enterro de carruagem em Heumen, na Holanda. Será de grande interesse para qualquer pessoa interessada na cultura material da Idade do Ferro e no debate mais amplo sobre as transformações sociais na região europeia neste momento. Todas as sepulturas de elite na área foram reexaminadas de uma perspectiva prática, incluindo o exame de todos os bens funerários usando uma ampla gama de técnicas, incluindo o exame de vestígios de uso e desgaste e análise de XRF

O estudo antropológico físico de restos cremados revelou novos dados sobre as idades e o sexo dos mortos de elite, e a análise de estrôncio forneceu informação valiosos sobre a mobilidade da Idade do Ferro Média. O estudo técnico desde uma perspectiva equestre prática revelou a presença de carruagens com cavalos de tração acompanhantes, bem como de cavalos de montaria que usavam arreios elaboradamente decorados.



O século V a.C. revela-se como um período altamente dinâmico nesta área, com o surgimento de sepulturas de elite sendo apenas um elemento no amplo espectro de mudanças sociais que ocorreram durante esta fase. Os campos de urnas caíram em desuso generalizado, pequenos cemitérios novos com sepulturas planas surgiram, e a prática de inumação foi introduzida na área holandêsa junto  'cerâmica de Marne', um novo estilo que espalhou-se rapidamente. 


Para entender essas dinâmicas regionais complexas, o livro propõe um modelo que permite escopo para uma conectividade inter-regional com flutuações demográficas e provavelmente também imigração em pequena escala de grupos do sul, não apenas elites, mas também grupos sociais mais baixos.

INDEX


+INFO sobre o livro em: Chariots on Fire

Sem comentários:

Enviar um comentário