The Snettisham Hoards
Farley, J. & Joy, J. (eds.) (2024): The Snettisham Hoards. Research Publication Nº 225. The British Museum. Londres. 2 Vols. ISBN: 9780861592258 DOI: 10.48582/3Xdb-bs12
Sinopse
Por mais de 60 anos, descobertas espetaculares foram feitas em uma encosta arborizada em Snettisham, com vista para a costa noroeste de Norfolk, perto de Hunstanton. O local das descobertas, em Ken Hill, é conhecido como "campo de ouro" por causa do grande número de anéis de pescoço de liga de ouro e prata (torques) e moedas recuperadas do local.
Conhecidos como o "Tesouro de Snettisham", esses objetos representam uma das maiores coleções de objetos de metais preciosos pré-históricos já descobertos e uma das maiores concentrações de arte celta. Os objetos foram encontrados em pelo menos 14 tesouros separados enterrados entre 150 a.C. e 100 d.C. - abrangendo o final da Idade do Ferro e o início dos períodos romanos, mas com um pico de atividade durante o final da Idade do Ferro.
Os objetos de Snettisham são amplamente conhecidos, mas o local nunca foi totalmente publicado. Este livro é o primeiro relato abrangente das descobertas e escavações no local e apresenta um catálogo completo das descobertas. A maioria está no Museu Britânico, com uma coleção significativa também mantida pelo Museu do Castelo de Norwich.
O livro também apresenta os resultados de uma extensa análise científica, revelando novos e emocionantes detalhes sobre como os torcs eram fabricados. Os capítulos de discussão exploram a importância do design e decoração dos torcs, biografias dos torcs e as relações entre pessoas, objetos e materiais na Norfolk da Idade do Ferro.
A seção final coloca Snettisham em seu contexto social e paisagístico mais amplo. Por que esses artefatos foram depositados aqui? O que havia de tão significativo nesse local? Qual era o propósito dos tesouros e que tipo de sociedade poderia fazer artefatos tão complexos e tecnologicamente realizados? Os autores argumentam que cada tesouro representa diferentes histórias de coleta e deposição. Os repetidos, mas variados, atos de deposição no local faziam parte da criação, negociação e reforço de estruturas sociais, bem como da execução e criação de mudanças sociais.
Snetthishma Hoards Vol. 1 PDF
Snetthishma Hoards Vol. 2 PDF
INDEX
Sem comentários:
Enviar um comentário