Gender and Society on the Margins of Bronze Age Europe
Haughton, M. (2024): Gender and Society on the Margins of Bronze Age Europe. Routledge. Londres. ISBN: 978-1-032-57885-9 DOI: 10.4324/9781003441441
Sinopse
Este livro explora e critica o pressuposto subjacente de que um sistema binário de género e as normas patriarcais eram universais na Europa da Idade do Bronze através de uma análise cuidadosa da prática funerária na Irlanda e na Escócia.
Género e Sociedade nas Margens da Idade do Bronze A Europa faz uma intervenção decisiva e crítica no debate em torno da natureza do género na Idade do Bronze Europeia. Agindo entre escalas, desde o detalhe da prática local até uma análise importante de esqueletos recentemente escavados e analisados, defende que o género binário estava longe de ser universal na Europa da Idade do Bronze e, consequentemente, questiona a sua importância mais ampla.
Ao contrário da tecnologia do bronze, amplamente partilhada entre as comunidades de toda a Europa, o género binário era uma parte opcional ou negociável da vida da Idade do Bronze. O livro prossegue avaliando as enormes implicações desta evidência, em primeiro lugar, para a história do género, pois indica que não houve uma trajetória linear simples para o género binário e o patriarcado e, em segundo lugar, demonstrando que a interconetividade na Europa da Idade do Bronze não resultou num acordo social e ideológico fundamental, minando a ideia de uma sociedade partilhada da Idade do Bronze.
Na sua essência, o livro reimagina como a arqueologia de género pode ser conduzida, inspirado nas origens radicais da subdisciplina e seguindo um método enraizado nos detalhes da prática local. Este livro é uma leitura essencial para estudiosos e estudantes da Idade do Bronze Europeia, da (pré)história de género e da arqueologia de género.
Conecta-se com os principais temas do pensamento teórico nas humanidades, particularmente relacionados com o pós-humanismo, a teoria da assemblage, a corporalidade e o género.
INDEX
1 Introduction: The promise of
gender in archaeology p. 1
2 Lived experience and the gendered
lens on prehistory p. 11
3 Gender and the European Bronze Age 31
4 Encounters with the margins: Becoming
genderedon the edge p. 55
5 Tales from the margins: Scotland
p. 80
6 Tales from the margins: Ireland
p. 106
7 Converging narratives: Understanding
gender in Early Bronze Age
Ireland and Scotland p. 134
8 Gender unbound: Contextual gender
in Bronze Age Europe p. 152
9 Writing human lives: Sitting
with variability p. 171
+INFO sobre o livro em: Gender and Society
Sem comentários:
Enviar um comentário