Exploring Writing Systems and Practices in the Bronze Age Aegean
Steele, Ph. M. (2023): Exploring Writing Systems and Practices in the Bronze Age Aegean. Oxboow Book. Oxford.
Sinopse
O livro aborda principalmente os sistemas hieroglífico cretense, Linear A e Linear B, com um pouco também de seus primos cipriotas. O primeiro capítulo, sobre a adoção da escrita, considera a natureza da adaptação da escrita Linear A para representar o grego, as mudanças envolvidas e o contexto social e administrativo mais amplo.
O segundo, sobre logografia, argumenta que os logogramas (sinais que representam palavras ou conceitos inteiros) nos três sistemas principais foram utilizados e conceituados de maneiras muito diferentes.
Em seguida, o terceiro e último capítulo, sobre a “vitalidade” da escrita, toma como ponto de partida o estudo das línguas ameaçadas (e dos seus sistemas de escrita) nos dias modernos. Por que tantos sistemas de escrita não conseguiram sobreviver à antiguidade? O conceito de vitalidade e, inversamente, de vulnerabilidade à perda, ajudam-nos a compreender o que lhes aconteceu? E podem as lições do mundo antigo ajudar-nos a apoiar e preservar as tradições de escrita modernas em perigo de perda? Os sistemas de escrita do Egeu são usados como um caso de teste para explorar essas questões.
INDEX
Descarregar o livro em: Exploring Writing Systems
Sem comentários:
Enviar um comentário