sábado, 4 de novembro de 2023

Fragmentação em Arqueologia, Novas perspetivas

Broken Bodies, Places and Objects  
   

Sörman, A., Noterman, A.A. & Fjellström, M. (2023): Broken Bodies, Places and Objects. New Perspectives on Fragmentation in Archaeology. Routledge. Londres. ISBN: 9781003350026  DOI: 10.4324/9781003350026


Sinopse   
Um selo quebrado e partilhado por duas partes comerciais, mandíbulas de cão que acompanham os mortos em sepulturas mesolíticas, fragmentos de antigos navios de guerra comercializados como lembranças, partes de um antigo trono dinástico dividido entre diferentes coleções coloniais… Os  pedaços do passado estão por todos os lados ao nosso arredor. 


Os fragmentos têm um potencial especial precisamente devido ao seu formato incompleto – como uma nova matéria que pode fazer referência ao seu todo original, mas também pode continuar a viver com significados novos e não relacionados. 


A quebra deliberada de corpos, lugares e objetos para utilização de fragmentos foi atestada em todos os períodos do passado. Já se passaram mais de 20 anos desde a importante publicação de John Chapman que introduziu estudos de fragmentação, e o tema está mais presente do que nunca na arqueologia. Este volume oferece a primeira revisão a nível europeu do conceito de fragmentação, recolhendo estudos de caso desde o Neolítico até à Modernidade e alargando as ideias da teoria da fragmentação em novas direções.


O livro demonstra a amplitude do conceito de fragmentação e do uso de fragmentos na pré-história e na história e fornece uma visão atualizada do pensamento arqueológico atual em torno do tema. Foi escrito para estudiosos e estudantes de arqueologia, mas também é relevante para áreas vizinhas com interesse na cultura material, como antropologia, história, estudos de património cultural, museologia, arte e arquitetura.
  

INDEX


+INFO sobre o livro em: Broken Bodies, Places and Objects

Sem comentários:

Enviar um comentário