The Reuse of Tombs in
Eastern Arabia
Döpper, S. (2023): The Reuse of Tombs in Eastern Arabia. Arabia Orientalis: Studien zur Archäologie Ostarabiens Nº 7. Archaeopress. Oxford. ISBN: 9781803274973 DOI: 10.32028/9781803274973
Sinopse
As pessoas no passado sempre foram confrontadas com restos mortais de períodos anteriores e reagiram e se envolveram com eles de diversas maneiras. Uma atividade através da qual isto se torna visível é a reutilização de túmulos. Se esta reutilização é uma referência intencional ao passado, comunica explicitamente significado e, portanto, memória cultural.
Na Arábia Oriental, contudo, este fenómeno recebeu pouca atenção na investigação arqueológica, tendo sido muitas vezes considerado pelos escavadores como um distúrbio à primeira utilização de um túmulo.vEste livro investigará a reutilização de tumbas desde o início da Idade do Bronze até o final do período sassânida, a fim de compreender os propósitos subjacentes e o contexto social desta prática. Na Arábia Oriental, onde é comum a adição de novos sepultamentos ao conteúdo original do túmulo, tal reutilização pode ter funcionado para dar sentido ao presente, para dar orientação em novas situações e para ajudar a moldar uma identidade cultural.
A reutilização ocorreu com mais frequência nos períodos da Idade do Ferro e Samad/PIR do que em todos os outros períodos investigados, combinados. Estes são também tempos de hierarquias sociais visíveis. As tensões resultantes tornaram necessárias contramedidas que promoveram a coesão social e a identidade de grupo e legitimaram o papel das elites. Isto poderia ter sido conseguido através da criação de memória cultural através da reutilização de túmulos antigos.
INDEX
Descarregar o livro em: The Reuse of Tombs in Eastern Arabia
Sem comentários:
Enviar um comentário