The History & Environmental Impacts of Hunting Deities
Chacon, R. J. (2023): The History and Environmental Impacts of Hunting Deities. Supernatural Gamekeepers and Animal Masters. Conflict, Environment, and Social Complexity. Springer. ISBN: 978-3-031-37502-6
Sinopse
Este volume analisa a crença em guardas sobrenaturais e/ou mestres dos animais selvagens a partir de uma perspetiva intercultural. Muitas sociedades tradicionais sustem que essas entidades sobrenaturais garantem o sucesso na caça para àqueles que realizam fielmente os rituais específicos e aderem as restrições prescritas.
Por outro lado, os caçadores que violam estas restrições estabelecidas podem sofrer a perda da sorte na caça, doenças e, em alguns casos, até a morte. Este trabalho interdisciplinar documenta tanto a antiguidade como a distribuição geográfica generalizada desta crença, e faz um levantamento das várias manifestações desta cosmologia através de vários estudos de caso da Europa, Ásia, África, América do Norte e do Sul.
Alguns capítulos exploram as multifacetadas manifestações deste sistema de crenças, como as pinturas rupestres e pictogramas assim como outras formas de cultura material relacionadas com o complexo mágico ritual dos guardas da caça/mestres dos animais. Outros capítulos centram-se nos impactos ambientais destas crenças/rituais, analisando como aos prescrevem restrições de alimentares afetam aos padrões de caça.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Impacts of Hunting Deities
Sem comentários:
Enviar um comentário