Contextualising Ancient Technology
Klimscha, F., Hansen, S., Renn, J. (2021): Contextualising Ancient Technology. From archaeological case studies towards a social theory of ancient innovation processes. Berlin Studies of the Ancient World. Vol. 73. Edition Topoi, Berlin ISBN: 978-3-9820670-9-4 DOI: 10.17171/3-73
Sinopse
A difusão de inovações do Próximo Oriente para as periferias circundantes “estáticas” tornou-se um paradigma arqueológico bem conhecido, muitas vezes resumido como Ex Oriente Lux. Embora isto entre em conflito com cronologias modernas e cientificamente controladas, é difícil explicar como meros desenvolvimentos locais e puro acaso o aparecimento de redes de comunicação em grande escala, a transformação das concentrações de poder nos primeiros estados, ou a difusão da roda, metais ligados e escrevendo.
pintura mural da tumba de Nebanum, Thebes, British Museum.
Os artigos deste volume seguem duas abordagens para reunir as novas apartoções sobre o processo de inovação pré-histórico e antigo. As perspetivas teóricas tentam desafiar e modificar os modelos tradicionais de difusão da inovação que carecem da profundidade cronológica das fontes arqueológicas.
Os estudos de caso das Idades do Cobre, do Bronze e do Ferro da Europa, do sudoeste da Ásia e do Norte de África analisam os contextos arqueológicos e sociopolíticos específicos, o tradições tecnológicas de inovações e as especificações do seu surgimento, disseminação e melhorias.
INDEX
Descarregar o livro em: Contextualizing Ancient Tecnology
Sem comentários:
Enviar um comentário