domingo, 5 de novembro de 2023

Encontros com os Monstros na Irlanda

From Chaos to Enemy

Borsje, J. (1996): From Chaos to Enemy: Encounters with Monsters in Early Irish Texts. An Investigation Related to the Process of Christianization and the Concept of Evil. Instrumenta Patristica Nº 29. Brepols. Turnhout.  ISBN: 2-503-50509-0
    
   
Sinopse  
O tema deste estudo são os primeiros textos irlandeses sobre o tema “monstros”, ou, para ser mais preciso, “encontros com monstros”. O período sob investigação abarca desde o 600 - 1200 DC, que geralmente é designado como "antigo irlandes'. 


O objetivo deste estudo é contribuir para o conhecimento do processo de cristianização na Irlanda, ver como aspetos deste processo se refletem na antiga tradição literária irlandesa e focar em particular no desenvolvimento das ideias sobre o mal encontradas em textos sobre encontros com monstros.


Três textos que tratam deste tema são centrais para este estudo: a Aventurade Fergus Mac Leite, a Vida hiberno-latina de São Columba de Adomnan e a Epistola de Jesus. A investigação do autor sobre o tema segue duas linhas. A primeira é a questão de como aspectos do processo de cristianização foram refletidos nos primeiros textos literários irlandeses. A segunda concentra-se no desenvolvimento de ideias sobre o mal nesses textos. 


Essas duas linhas de investigação geraram duas abordagens: em primeiro lugar, um estudo sobre a origem das descrições dos monstros e, em segundo lugar, uma análise das ideias encontradas nesses três textos sobre essa época. O amplo escopo do processo de cristianização é reduzido a uma investigação da origem dos monstros e das escrituras não canônicas, obras enciclopédicas em latim, como a Naturalis Historia de Plínio, as Etimologias de Isidoro, e material relacionado escrito em latim, anglosaxão, assim como em irlandês antigo e médio.


O autor fez uma comparação para verificar se as descrições derivavam de fontes clássicas, o do fundo cultural irlandês pre-cristão, o que lhe permite classificar os monstros de acordo com três categorias: “nativos”, “importados” ou “integrados”, para assim determinar como e de que forma as ideias cristãs influenciaram a simbolização do mal na forma de monstros.

INDEX


+INFO sobre o livro em: From Chaos to Enemy

Sem comentários:

Enviar um comentário