El Budismo Iranio
Gharehkhani, Z. (2020); El Budismo Iranio. El budismo iranio durante el periodo parto-sasánida entre el paganismo y el chamanismo. Tese doutoral apressentada na Universidad Autonoma de Madrid.
Sinopse
O Budismo Iraniano é um processo sincrético entre as tradições pré-Mazdeanas, o Zoroastrismo e o Budismo vivido durante o período Parta-Sassânida. A singularidade deste fenômeno reside no seu desenvolvimento entre a sociedade urbana e hierárquica e os valores do antigo sistema xamânico. O Irão parta-sassânida estava implementando o sistema dos magos como administradores do ritual e, portanto, o confronto e a provação xamânica entre Mani e Kartīr, estenderam-se, por sua vez, a todas as práticas xamânico-ascéticas que ameaçavam a ordem zoroastriana. Neste contexto, a ascese budista entra no mundo do debate teológico e da espiritualidade itinerante do antigo mundo iraniano, promovendo a adaptação religiosa da própria mensagem budista na sua expansão ocidental.
fotografia antiga dos desaparecidos budas de Bamiyan, Afganistâo datados entre os séculos VI-VIII D.C.
O Budismo Iraniano é um processo sincrético entre as tradições pré-Mazdeanas, o Zoroastrismo e o Budismo durante o período Parta-Sassânida. A singularidade deste fenômeno reside no seu desenvolvimento entre a sociedade urbana e hierárquica e os valores do antigo sistema xamânico. O Irão Parta-Sassânida estava a implementar o sistema dos Magos como administradores do ritual e, portanto, do confronto e da ordem xamânica entre Mani e Kartīr, estendendo-se também a todas as práticas xamânico-ascéticas que ameaçavam a ordem zoroastriana.
fresco de estilo persa repressentando ao deus indo-iraniano Mithra, covas de Ajanta, Bamiyan
Nesse contexto, o ascetismo budista entra no orbe do debate teológico e da espiritualidade itinerante do antigo mundo iraniano, promovendo a adaptação religiosa da própria mensagem budista na sua expansão ocidental.
INDEX
Descarregar a tese em: El Budismo iraniano
Sem comentários:
Enviar um comentário