sábado, 11 de novembro de 2023

Equipamento equestre na Irlanda


Irish Late Iron Age Equestrian Equipment
  
  
Maguire, R. (2021): Irish Late Iron Age Equestrian Equipment in its Insular and Continental Context. Queen's University Belfast Irish Archaeological Monograph Vol. 2.  Archaeopress. Oxford.


Sinopse  
Esta obra é o primeiro estudo arqueológico prático do equipamento equestre irlandês da Idade do Ferro. O volume examina os bridões e bogais  de forma holística, usando o conhecimento prático da equitaçâo misturado com técnicas arqueológicas como a morfometria, a analise do desgaste por uso, GIS, a comparação funcional com equipamentos europeus e britânicos ou a análise da distribuição para situá-los dentro de seu contexto temporal e geográfico. ´


Os artefactos da Idade do Ferro irlandesa sempre foram assolados por questões de cronologia, mas ao utilizar estes vários métodos analíticos, é indicado um período de tempo mais preciso para os objectos. Uma relação complexa com a Grã-Bretanha romana e o Império também se torna visível, com aspectos relacionados com a identidade e crenças, que se fazem expressos através do sofisticado do equipamento equestre. 


A análise dos componentes do freio revela que a Irlanda dos primeiros séculos D.C partilha algumas características com outras zonas fronteiriças do Império Romano, como a Escócia e o norte da Alemanha, mas também tem a sua própria interpretação única da tecnologia introduzida. 


A Irlanda do final da Idade do Ferro é, portanto, uma sociedade em constante mudança, escolhendo quais são as tradições que mantém e as que mudo. O cavalo e o equipamento associado estiveram no centro das mudanças sociais desencadeadas pelo contacto com o Império Romano e, como tal, o exame dos bridões e dogais permite-nos trazer as pessoas do final da Idade do Ferro com foco na Irlanda.

INDEX


+INFO sobre o livro em: Irish Iron Age Equestrian Equipment

Sem comentários:

Enviar um comentário