sábado, 18 de novembro de 2023

Repensar a "Revolução" dos Produtos Secundarios

Unter die Räder gekommen

Vosteen, M. (2016): Unter die Räder gekommen: Untersuchungen zu Sherratts "Secondary Products Revolution" Archäologische Berichte, Band 7. Propyleum. Heidelberg. ISBN: 978-3-946654-04-9 DOI: 10.11588/propylaeum.21


Sinopse  
A dissertação de M. Vosteen trata das inovações durante o Neolítico, que serviram de base para uma tese desenvolvida por A. Sherratt em 1981: A introdução de produtos secundários de origem animal levou a profundas mudanças sociais, que ele chamou de "“Revolução dos Produtos Secundários” e que se espalhou desde fora para a Europa Central. 


Vosteen considera que o intervalo de datação das descobertas usadas como evidência é demasiado grande como para poder assumir uma linha comum de desenvolvimento, e as mudanças sociais que as acompanham. Vosteen revisa assim a afirmaçôes de Sherratt quando tirara conclusões sobre os desenvolvimentos sociais ou mesmo históricos com base na seleção de certas descobertas pré-históricas.




Vosteen revisa a obra de Sherratt e propoe defender novamente algumas das suas teses. As ideias de Sherratt foram posteriormente retomadas por outros autores e examinaram até que ponto uma mudança no leque de achados poderia ser compatível com suas teses, o qual certamente é possível em relação a a alguns produtos e regiões.

INDEX


Descarregar o livro em: Unter die Räder gekommen

Sem comentários:

Enviar um comentário