quarta-feira, 3 de abril de 2024

Urbanização na Hispânia Romana

Urbanisation in Roman Spain & Portugal

Houten, P. (2021):  Urbanisation in Roman Spain and Portugal. Civitates Hispaniae in the Early Empire. Routledge. Londres  ISBN: 9781003022800  DOI: 10.4324/9781003022800


Sinopse 
Os principais objetivos da obra são fornecer uma reconstrução abrangente dos sistemas urbanos da Península Ibérica durante o início do Império e explicar por que esses sistemas tinham a aparência que tinham. Embora alguns capítulos se concentrem em assentamentos que eram cidades ou vilas do ponto de vista jurídico, as implicações do uso de uma definição puramente funcional de cidades também são exploradas. 


Os temas principais incluem continuidades e descontinuidades entre os padrões de povoamento pré-romanos e romanos, a distribuição geográfica das cidades pertencentes a várias faixas de tamanho, as relações económicas entre as cidades autónomas e os seus territórios e o papel das cidades como nós nos sistemas rodoviários e nas redes marítimas. Além disso, argumenta-se que um número considerável de comunidades autónomas na Espanha romana e em Portugal eram policêntricas e não baseadas num único centro urbano.




O volume será do interesse de quem trabalha com urbanismo romano, bem como de quem se interessa pela Península Ibérica no período romano.

INDEX

The ancient city on the Iberian Peninsula

The origins of urbanisation on the Iberian Peninsula

Self-governing civitates in the Early Empire

Secondary agglomerations and urban functions

Monuments for urban lifestyle

Quantifying the urban network

Conclusions


+INFO sobre o livro em: Urbanisation Roman Spain & Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário